Um olhar a uma das mais raras e espetaculares obras de Ralph McQuarrie, a qual foi a base para a capa da adaptação a livro do filme O Império Contra-Ataca.
Muitas das ideias planeadas de McQuarrie para a capa eram na verdade adaptações de sua obra de arte de produção do filme, aparadas de seus originais widescreen em um formato mais adequado para a capa. McQuarrie ponderou entre as vistas de Cloud City e Hoth, para cenas do duelo de Luke e Vader, mas finalmente se estabeleceu em algo inspirado por obras de arte que ele tinha feito de Luke Skywalker escapar de seu Snowspeeder derrubado na frente de um Walker Imperial.
No entanto o livro foi lançado pela editora Del Rey sem a capa de McQuarrie dando lugar à arte de Roger Kastel, levando a crer que McQuarrie tinha abandonado o projeto.
O que se passou foi que por um período limitado de tempo solicitavam uma capa com a arte de McQuarrie porque o poster original do filme não estava disponível. Um facto que foi divulgado quando uma impressão extremamente rara se encontrou à venda no eBay.
Após o leilão, os arquivos da Lucasfilm foram revisados, e a peça original de McQuarrie, achada perdida e inacabada, foi encontrada por Peter Vilmur (diretor de Relações com os Fãs da Lucasfilm). Foi Peter quem viu o leilão original do eBay e conseguiu rastrear a pintura original de McQuarrie usada para a solicitação de capa:
Facto curioso foi que poucos meses após o lançamento do filme, Del Rey publicou uma edição ilustrada do livro O Império Contra-Ataca, que incluía vários esboços de McQuarrie e mostrava sua pintura de produção de Luke no tauntaun na capa:
O trabalho icónico de Ralph McQuarrie tem sido tão divulgado ao longo dos anos mas nunca me deixa de surpreender e maravilhar. Não esqueçamos que foi o trabalho dele que realmente convenceu os estúdios a avançar com Star Wars, quando George Lucas precisava de mostrar o quanto grandioso ia ser o seu filme.
Sem comentários:
Enviar um comentário