sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

A Batalha de Hoth

Enfurecido com a perdida da Estrela da Morte, o Imperador ordena o seu braço executor Darth Vader reforçar os esforços para destruir a Rebelião. Ao descobrir que se escondem no sistema Hoth o seu contra ataque é conforme as expectativas do império: certeiro e brutal.




Uma das particularidades de O Império Contra-Ataca é que a sua grande sequência de ação está no primeiro terço do filme e não no fim, como é mais habitual. Esta decisão arriscada foi tomada para deixar claro de que este filme não era uma sequela, mas sim a segunda parte de uma obra de três atos. O clímax, mais emocional neste caso funciona como um vinculo para o seguinte filme.

Nos primeiros sketches do filme a batalha tinha um desenvolvimento mais intenso, incluindo um combate de pouca importância e breve entre rebeldes e tropas imperiais. Incluso tinha a descrição de um momento onde um AT-AT pisava durante o seu avance a vários soldados, conceitos que foram descartadas por serem muito violentos. 



O objetivo é destruir os geradores que fornecem energia à base rebelde e impedem que a frota imperial a possa bombardear. Os AT-AT aparecem no fundo do horizonte, uma imagem intimidante e imponente de máquinas imparáveis. Os rebeldes sabem que não têm possibilidades de sair vitoriosos mas defendem cada metro de terreno bravura, conscientes de que isso fará com que ganhem tempo de que a base seja evacuada.







O general Veers comanda o ataque a bordo do seu AT-AT enquanto que os rebeldes dão luta com os poucos meios que têm contra as máquinas do império. Os canhões mal penetram a blindagem dos AT-AT e estes não se detém, levando os soldados a ser forçados a dar retirada. Uma batalha épica e deslumbrante, um desenvolvimento onde se marca a primeira pequena derrota dos rebeldes e que dá inicio ao escape dos nossos heróis Solo, Leia, C-3PO e Chewbaca. Até ao terceiro ato do filme estarão em fuga das garras do império.

Dos novos entornos que apareciam em O Império Contra-Ataca, o mundo gelado de Hoth foi o que recebeu maior atenção artística por parte do departamento de desenho. 

Arte de Ralph McQuarrie, onde mostra de forma ais visual e alegórica a batalha de Hoth: Os rebeldes são forçados a fugir perante a superioridade numérica e tecnológica do Império. Existe uma metáfora entre a grande diferença entre o AT-AT e o tauntaun, o poder do AT-AT ante a fragilidade do tauntaun mas também a lentidão e artificialidade da máquina frente À velocidade e respeito pela natureza da postura rebelde. 

Ralph McQuarrie realizou esta ilustração de produção para mostrar a sua visão preliminar do snowspeeder rebelde, mais pequeno que o modelo final. O AT-AT derrubado sobre a neve está numa posição muito parecida ao do filme. 






McQuarrie quis dar profundidade à composição incorporando mais ação em segundo plano, um AT-AT sobre passa a posição defensiva dos rebeldes enquanto um snowspeeder foi atingido por fogo inimigo.


Sem comentários:

Enviar um comentário